segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Expectativas para 2011: Paz, Saúde, Amor... e Processo Judicial Eletrônico.


Nobres amigos desta seleta casa!

Antes de mais nada e apesar dos mais de 15 dias já passados, desejo um 2011 repleto de realizações, amor, paz, saúde e prosperidade a todos os ilustres visitantes desta casa que ajudaram a romper a barreira dos 6.500 acessos!! É um privilégio poder contar com vocês! Meu intenso “Obrigado” e que esta casa possa continuar sua missão de disseminar conteúdo e promover discussões que agreguem e elevem o nível crítico da sociedade a um patamar superior.

E 2010, cada dia mais distante no retrovisor do tempo, me proporcionou momentos de grandes alegrias e realizações e que me acompanharão por toda vida. Dentre elas (e um dos grandes motivos para a interrupção das postagens no blog até o então) foi a grata oportunidade de integrar, desde Outubro, um projeto que intenta revolucionar o Poder Judiciário na tramitação de seus respectivos processos: O Processo Judicial Eletrônico (“PJe”), sistema que permitirá a tramitação dos processos da maioria dos órgãos do poder judiciário em meio totalmente eletrônico.

O projeto está sendo encampado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), partindo da premissa do sistema de mesmo nome já em operação pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte (TRF5), cujas funcionalidades serão estendidas para contemplar as necessidades e realidades da maioria dos ramos do poder judiciário na justiça comum e especializada. É o caso do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), um dos braços de atuação do projeto, cuja equipe de desenvolvimento da qual faço parte está levantando e delineando todas as características de tramitação processual e requisitos do ramo da Justiça do Trabalho. Particularmente, estou bastante motivado e entusiasmado com as perspectivas deste projeto e em seu potencial para o aperfeiçoamento da eficácia, eficiência e efetividade da justiça brasileira, incorrendo em ganhos consideráveis para toda sociedade.

Esta não é a primeira iniciativa da justiça brasileira em buscar concretizar algo do gênero. Para dar um panorama geral sobre o processo eletrônico no Brasil e de todo o seu histórico, disponibilizo aqui o link para acesso ao ótimo artigo de Alexandre Atheniense sobre “avanços e entraves do processo eletrônico na justiça”.

Pretendo desdobrar aqui os acontecimentos desta empreitada a medida que ela for sendo implementada e, assim, rumarmos juntos para um novo marco em nosso país! 

Um grande abraço e até a próxima!


Outros links sobre o projeto: CNJ, TRF-5 


Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos. (Provérbio Chinês)

"O vencedor não é aquele que corre atrás de seu objetivo, e sim aquele que corre na frente. Quem corre atrás é o segundo colocado." (Provérbio)

A inveja só consegue roer seu próprio coração. (Provérbio Alemão)

"Não se esquenta uma casa com a promessa de lenha." (Provérbio)