quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Psicologia à serviço da humanidade


Magnânimos e Magnânimas!! (dessa vez foi pomposo hein? rs) Calor, calor, calor, abafado, abafado, abafado, chuva,chuva,chuva,chuva,chuva,chuva,chuva,chuva,chuva,chuva,chuva...Essa tem sido a música que toca no dia a dia dos Paulistanos no mês de Janeiro. A "Terra da Garoa" já perdeu o apelido para "Terra das enxurradas","Terra das enchentes"... Tá parecendo Manaus, onde o sujeito tem certeza de duas coisas: da morte e de que à tarde vai chover. A diferença é que aqui a certeza não é apenas da chuva vespertina, mas a de bairros e vias alagadas, com pessoas perderão tudo o que têm (algumas até a vida). Mas para o "grande" prefeito Kassab está tudo certo e as ações da prefeitura vêm dando resultado.. ora, não é à toa que "resultado" rima com "afogado"... E como reforço adicional às enchentes, o governo do estado também dá sua contribuição: Vem aí a nova Marginal Tietê! O rio que voltou a transbordar pelo excesso de chuvas, mas tendo como grande aliado a excessiva pavimentação de vias, principalmente em suas margens, vai ganhar mais pistas em seu contorno para que você poder vivenciar bem de pertinho a alegria de ser levado pela enchente, descarregando o tráfego... Por que ao invés de ampliar a marginal não amplia os esforços para liberação plena do RodoAnel, PROIBINDO a circulação de caminhões, carretas e afins na Marginal das 6 às 22 ? Aposto que o tráfego cairia BASTANTE.

Bom, depois de "desopilar o fígado" no último artigo e com os comentários acima, quero compartilhar com vocês a carta que uma estudante americana escreveu aos pais, contando as novidades do curso de graduação em outra cidade, cujo conteúdo obtive num livro que estava folheando agora há pouco: Trata-se de um exemplo prático (e cômico) da influência da psicologia em nosso dia a dia... rs Vejam só:

"Queridos Papai e Mamãe.

Desde que vim para a faculdade tenho sido relapsa e lamento pelo descaso de não ter escrito antes. Vou contar as novidades agora, mas, antes que vocês continuem a ler, por favor, sentem-se. Vocês não devem continuar lendo a menos que estejam sentados, está bem?
Bem, então, estou bem agora. O traumatismo craniano e a concussão que sofri ao pular da janela de meu dormitório quando ele pegou fogo logo depois de minha chegada já estão quase curados. Fiquei apenas duas semanas no hospital e, agora, estou enxergando quase que normalmente e só tenho aquelas dores de cabeça horríveis uma vez por dia. Felizmente, o incêndio no dormitório e o meu salto foram vistos por um frentista de um posto de gasolina ali perto e foi ele quem chamou os bombeiros e a ambulância. Ele também me visitou no hospital e, como eu não tinha onde morar por conta do dormitório destruído pelo incêndio, ele teve a bondade de me convidar para dividir o apartamento com ele. Na verdade, trata-se de um quarto num porão, mas é jeitoso. Ele é um ótimo rapaz, nós nos apaixonamos loucamente e estamos planejando nos casar. Ainda não escolhemos a data exata, mas será antes que a minha gravidez comece a aparecer.

Sim, Mamãe e Papai, estou grávida. Sei o quanto vocês queria ser avós e sei que vocês receberão o bebe e darão a ele o mesmo amor, a mesma devoção e o mesmo carinho que me deram quando eu era criança. A razão para o atraso em nosso casamento é que meu namorado está com uma pequena infecção que nos impede de superar os nossos exames de sangue pré-nupciais e que eu, descuidadamente, peguei dele.

Agora que já contei as novidades, quero dizer que não houve incêndio algum no dormitório, eu não tive nenhuma concussão ou traumatismo craniano, não estive no hospital, não estou grávida, não estou noiva, não estou contaminada e não existe namorado algum. Porem, tirei um “D” em História Americana e um “F” em Química e quero que vocês vejam essas notas em uma perspectiva correta.

Sua querida filha, Sharon"


Moral da história: Uma má notícia nunca é má o suficiente - poderia ser pior ainda. Traga isso para o contexto do seu interlocutor e seus efeitos poderão ser reduzidos. Mais exemplos: "Senhores passageiros, sinto informar-lhes que acabamos de perder os instrumentos de bordo e esta aeronave irá cair em poucos minutos. Foi um prazer voar com vocês (silêncio) ... Mas na verdade, só falamos isso para alertá-los que, em função do mau tempo, teremos de sobrevoar em circulos até que a condição ideal de pouso se restabeleça. Ainda está sendo um prazer voar com vocês.." , ou "Amor, depois de muito praticar na auto-escola, resolvi pegar sua Mercedes SLK novinha para dar um passeio, aquela que você conseguiu comprar depois de mais de 10 anos juntando dinheiro, e acabei dando Perda Total por não lembrar qual era o pedal que fazia o carro parar... Mas não se preocupe, na verdade eu só causei um arranhãozinho no parachoque na hora de guardar o carro na garagem.." .

Se Murphy afirma que "Se algo tem a chance de dar errado, ela certamente dará" , a lei de Eddie diz que "Algo não pode se tão ruim a ponto de não existir algo ainda pior". Sabedorias de início de ano... rs


Grande Abraço!



"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma
oportunidade em cada dificuldade."( Sir Winston Churchill )

"Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação."(
Cícero )

"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes."( Henry Ford )

"É das dificuldades que nascem os milagres."( Jean de La Bruyère )





Nenhum comentário: